top of page
  • Foto do escritorDra. Fernanda Gama

O que é a Medicina do Estilo de Vida

A Medicina do estilo de Vida (MEV) é uma prática que vem ganhando espaço pois prioriza mudanças comportamentais e de hábitos para prevenir, tratar e curar condições clínicas crônicas não transmissíveis.


A MEV é totalmente baseada em artigos científicos que vem mostrando, a cada dia, a importância de bons hábitos e mudança no estilo de vida na prevenção e tratamento de doenças como dislipidemia (colesterol alto), diabetes, hipertensão, obesidade, síndrome metabólica, entre tantas outras.


A MEV é composta por 6 pilares:


  • Alimentação

  • Sono

  • Movimento

  • Manejo do estresse

  • Prevenção do uso de substâncias tóxicas

  • Conexões Sociais

Na alimentação há evidências que mostram que uma dieta baseada em plantas, legumes, verduras, frutas, grãos integrais e o mínimo possível de carne vermelha eliminando carnes processadas como salames, salsichas, defumados, carnes salgadas etc... leva a vários benefícios para a saúde.


Com relação ao sono, este tem que ser reparador, isto é, tem que ser um sono no qual você acorde revigorada e não cansada.


O movimento corporal é algo que com o decorrer da evolução das cidades, foi ficando cada vez mais escasso. A maior parte da população passa o dia sentado trabalhando ou mesmo na hora de relaxar, fica na frente de televisão e outras telas, permanecendo imóvel.


Já é comprovado que nosso corpo foi feito para o movimento e que a atividade física além de ajudar na prevenção de doenças, diminui o estresse e relaxa o corpo por produzir serotonina e outras substâncias benéficas.


O estresse é algo que não conseguimos evitar nos dias atuais mas podemos aprender a responder ao estresse de maneira a nos proteger da cascata de substâncias deletérias que ele causa no nosso corpo. Por isso o manejo do estresse é tão importante para a saúde nos dias de hoje.


O tabaco e o uso de álcool ainda são bastante prevalente na nossa sociedade. E todos já sabem dos riscos de desenvolver câncer, enfisema pulmonar, esteatose ou até cirrose hepática pelo abuso dessas substâncias. Dessa forma, torna-se imprescindível ter ajuda de um profissional da saúde no momento de parar com o uso.


As conexões sociais fazem parte de uma vida saudável, somos seres sociais e a pandemia mostrou o quão difícil foi ficarmos isolados.


Da mesma forma, ter bons relacionamentos seja no trabalho, na família ou entre amigos, praticando uma comunicação não violenta, reservando tempo no dia a dia para cultivar conexões, faz-se essencial para ter mais qualidade de vida.


O mais interessante na MEV é que começando a mudar apenas uma dessas áreas da sua saúde todos as outras também começam a mudar positivamente. Isso porque estão todas conectadas, uma influenciando a outra como uma grande rede.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp.png
bottom of page